Programa Nacional de Capacitação do SUAS
Gestão do Trabalho e Educação Permanente
Estado do Rio Grande do Sul-RS
Dúvidas sobre as inscrições?
Envie um WhatsApp para:
(47) 99135-4832
O CapacitaSUAS tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores e conselheiros da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.
Este Programa contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS, além de potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais. Todas as ações devem oferecer certificados, de forma que contribuam para que o profissional progrida na carreira.
Para a execução das ações de capacitação e formação, o Ministério do Desenvolvimento Social-MDS instituiu e coordena uma Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS-RENEP/SUAS, formada por Instituições de Ensino, públicas e privadas, Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência e de um processo de Chamada Pública.
Também foi criado um Sistema de Monitoramento Acadêmico-SIMA para o acompanhamento e monitoramento da execução dos cursos ofertados no âmbito do CapacitaSUAS em todo o país. Os Estados e o Distrito Federal devem orientar as Instituições de Ensino que estiverem executando os cursos a manterem esse sistema atualizado, a fim de colaborar com o processo de monitoramento do programa.
O Estado do Rio Grande do Sul inicia a sua segunda execução dos cursos do CapacitaSUAS, os quais tiveram seus critérios e vagas pactuadas na Comissão Intergestora Bipartite-CIB através da Resolução n° 211/2015.
Os cursos que serão ofertados são:
-
Curso de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS, com 950 vagas;
-
Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial, com 200 vagas;
-
Curso de Atualização Sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial, com 250 vagas;
-
Curso de Introdução ao Exercício do Controle Social, com 800 vagas.
Diante do número de vagas é necessário atentar que cada curso possui um perfil específico, garantindo em alguns casos a excepcionalidade.